Congregação das Servas do Santíssimo Sacramento

Servants sealQuem somos ?

Somos uma congregação fundada por São Pedro Julião Eymard (1811-1868), o apóstolo da Eucaristia, com a colaboração de Madre Margarida Guillot (1815-1885) a 31 de julho de 1859, porém as primeiras candidatas chegaram a  Paris - França, em 25 de maio de 1858. Margarida  Guillot foi nomeada a primeira Superiora Geral. A fundação aconteceu dois anos após a fundação dos Padres do Santíssimo Sacramento. Em 1864, a Congregação foi transferida para Angers e, em 21 de julho de 1871, recebeu aprovação do Papa Pio IX.

Nós formamos uma comunidade religiosa comprometida com a realização do ideal do Fundador: amar, adorar, anunciar ao mundo Cristo ressuscitado, presente e revelado na Eucaristia. Vivemos guiadas pela proteção de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, nossa padroeira, nossa Mãe e Modelo.      

História

As Servas do Santíssimo Sacramento compartilham o mesmo carisma que os Religiosos do Santíssimo Sacramento. Com muita dificuldade o padre Eymard  iniciava primeira fundação em Paris e já sonhava com o ramo feminino. Ele formou e conduziu Margarida Guillot nesta direção pois sabia que ela era chamada para esta Obra. Em 25 de maio de 1858, juntamente com sua irmã Claudine e a Sra. Richard, ela humildemente aceitou o convite  do padre Eymard e instalaram-se na rua du Fauburg Saint-Jacques em Paris. Em 31 de julho de 1859, as primeiras "Servas" pronunciaram seus  primeiros votos privadamente. Finalmente, em 26 de maio de 1864, receberam o reconhecimento canônico de Dom Angebault, bispo de Angers. As  mais de 600 conferências dadas pelo Padre Eymard às Servas, que estão acessíveis na edição on-line da Internet, juntamente com seus escritos, indicam sua solicitude singular por suas filhas.

Marguerite GuillotApós a morte do Fundador, Madre Margarida assumiu a responsabilidade da formação, cuidado e animação da comunidade de Angers, que não cessou de crescer. Ela aperfeiçoou as Constituições escritas pelo Padre Eymard e apresentou-as para uma primeira aprovação em 1875 (ad experimentum). Então, dez anos depois, recebeu a aprovação definitiva da Santa Sé. Pouco depois, em 7 de julho de 1885, depois de completar sua tarefa como serva fiel, ela entregou sua alma a Deus.

Em 1876 as Servas retornarram a Paris,  nº. 14 Rue Leclerc e, em 1900 se instalaram em novo endereço, convento e capela no nº. 16 Rue Cortambet onde permanecem até hoje. A partir daí se inicia  as expansões no exterior: no Canadá em 1903, no Brasil em 1912, nos Estados Unidos em 1947, na Austrália em 1950, depois na Itália, Holanda, nas Filipinas e, finalmente, mais recentemente no Vietnã, onde tem o maior número  de religiosas que estão envolvidas de forma especial em acolher e educar os deficientes e  pobres.

O modo de vida das servas mudou, mas o ideal que o padre Eymard confiou a Margarida Guillot permanece: formar verdadeiras adoradoras de Jesus-Eucaristica seguindo o modelo de Nossa Senhora do Cenáculo, adorando e vivendo aos pés do Tabernáculo divino (20 de setembro 1856).

 
Irmãs ao serviço da Eucaristia

"Somos uma Congregação contemplativa eucarística. Estamos centradas na Pessoa de Cristo em toda plenitude do Mistério Eucarístico e totalmente dedicadas ao Seu amor e a Sua glória. Unimos a contemplação e o amor apostólico numa vida de adoração e, em harmonia com esta, em atividades sempre inspiradas e orientadas para este Mistério de Fé. "(RV 1) 

Servants counci 2016

Conselho Geral – 2018 – 2023

As irmãs estão fazendo o seu melhor para que os cristãos redescubram, ame, adore e anuncie a Jesus, a partir de onde vivem. Ao longo dos anos, a Congregação  se estendeu a vários países  irradiando  o amor eucarístico fundando comunidades na Itália, Holanda, Brasil, Canadá, EUA, Austrália, Filipinas, Vietnã.

A Casa Geral foi criada em Paris, mas depois do Vaticano II era necessário estar em Roma, onde poderíamos trabalhar na revisão da Regra de Vida de acordo com o Vaticano II. A revisão final foi em 1981. Em 2006, por motivos internos e organizacionais foi transferida para a cidade de Sherbrooke no Canada:

 

Blessed Sacrament SistersServants counci 2016a
Sherbrooke, Qc. – 580,
rue Dufferin – Canada J1H4N1
Tel. (1) 819 562 0626
Fax: (1) 819 823 9886
Email: Secretary General: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Web site: http://www.sssthabor.org/


É uma comunidade internacional adaptada para um Noviciado Internacional. Mas a França continua a ser o berço da Congregação onde vivemos uma vida intensa na Eucaristia.